terça-feira, 31 de maio de 2011

Relações entre Brasil e Estados no período Império - República

No pós-império, o Brasil começou a aproximar-se dos Estados Unidos em uma espécie de ajuda recíproca. Nesse período os Estados Unidos de uma certa forma "ajudaram" o governo brasileiro a resolver seus problemas de fronteiras, porque os Estados Unidos não iriam ajudar o Brasil de uma certa forma de generosidade. O Brasil por sua vez, apoiou o sistema de poder implantado pelos Estados Unidos na América Latina, o que de certa forma cadenciou para um desagrado relacionamento com esses mesmos países.
Com essa aproximação em crescente o Estados Unidos acabam por ser o maior parceiro comercial do Brasil, o Brasil que nesse época passava por crises internas deixou que os norte-americanos interferirem nos assuntos internos do país, o que no mais tardar trará consequências para o país, pois isso interferiu na soberania do Estado.
Um dos grande objetivos dos Estados Unidos e que por final conseguiu atingi-lo foi estabelecer suas influências em toda América Latina, e conseguir em uma jogada de interesses conquistar a a América do Sul ajudando o Brasil, por este ser um país de maior expressão na América do Sul. Com isso os Estados Unidos conseguiram tanto consolidar as fronteiras nacionais, quanto para diminuir a influência européia nas Américas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário