Segundo o Itamaraty, "O Ministério das Relações Exteriores é o órgão político da Administração direta cuja missão institucional é auxiliar o Presidente da República na formulação da política exterior do Brasil, assegurar sua execução, manter relações diplomáticas com governos de Estados estrangeiros, organismos e organizações internacionais e promover os interesses do Estado e da sociedade brasileiros no exterior."
Antes de falar de suas funções, primeiramente precisa-se admitir que há uma significativa aprovação pela sociedade brasileira de seu papel.
Na competência do MRE(Ministério das Relações Exteriores) cabe a ele propor ao Presidente da República linhas de atuação na condução dos negócios estrangeiros, negociar e celebrar tratados, acordos e demais atos internacionais, como também, administrar as relações públicas, econômicas, jurídicas, comerciais, científicas, técnicas e tecnológicas do Brasil com a sociedade internacional. Apoio a delegações, comitivas e representações brasileiras em agências e organismos internacionais e multilaterais. Executar as diretrizes de política exterior estabelecidas pelo Presidente da República.
Para o Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores, estamos vivenciando um momento único na nossa política exterior(...). A agenda internacional está incorporando elementos de crescente complexidade tanto no plano político como no econômico. A sociedade brasileira, por sua vez, está tornando-se mais dinâmica e melhor articulada e vários de seus segmentos demonstram um legítimo desejo de exercer uma influência mais direta na performance externa de seu país.
Características do MRE:
- Estrutura Racional;
- Burocrática;
- Autônoma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário